Principios Fundamentais da Igreja Luterana Livre
Principios Fundamentais da Igreja Luterana Livre
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA UMA IGREJA LUTERANA LIVRE:
- Segundo a Palavra de Deus, a igreja local é a forma mais acertada do Reino de Deus na terra.
- Igreja Local são os crentes que pelos instrumentos da graça e dos dons espirituais buscam a salvação e bem-aventurança eterna, pra si e para os outros os outros.
- Conforme Novo Testamento = Igreja Local precisa de uma organização externa, templos e lugares determinados para suas reuniões
- O membros da Igreja Local nem sempre são crentes verdadeiros, e tais membros as vezes acham falsa esperança através de sua relação externa com a igreja. Por isso: É obrigação sagrada da Igreja se purificar, pela pregação da Palavra, pela admoestação e exortação zelosa e pela disciplinação dos que procedem pecaminosamente...
- Cada Igreja local dirigirá seus próprios negócios, somente se sujeitando à autoridade da Palavra de Deus e do Espírito Santo e não reconhecerá nenhuma outra autoridade eclesiástica ou governo sobre si. A igreja local é livre, independente e soberana.
- A Igreja Local reconhece e quer todos os dons espirituais que o Senhor dá para a santificação e ela procura estimular o uso destes dons.
- Uma Igreja Local aceita com alegria a assistência que as demais igreja podem contribuir uma para com a outra, na obra do crescimento do Reino de Deus e da Associação das Igrejas Livres.
- Em parte, essa assistência consiste em compartilhar dos dons espirituais com as igrejas por meio de convenções, visitas, atividades dos membros e conferências espirituais. Assim, as igrejas se edificam mutuamente e, por esta cooperação voluntária sob a inspiração do Espírito Santo, elas realizam trabalhos, procurando alvos ainda além da capacidade da congregação local.
- Em tais obras, podem ser mencionadas especificamente, o preparo de obreiros, distribuição de Bíblias e outras literaturas cristãs, missões regionais e nacionais, orfanatos e outras obras de caridade.
- Uma Igreja Local não tem o direito de exigir que as demais se submetam às suas opiniões, vontades e julgamentos. Desta maneira, o predomínio de uma maioria sobre uma minoria fica rejeitado.
- Exigências nomeadas ou votadas, para conduzirem as atividades mútuas das igrejas locais, tais como oficiais da Associação, Comissões, Diretores, etc., não podem impor qualquer obrigação ou restrição, exercer pressões ou compulsões sobre as igrejas locais, mas têm o direito de apenas fazer recomendações às Igrejas e aos seus membros.
- Cada Igreja Local é livre, bem como cada crente, e é dirigida pelo Espírito Santo e pelos privilégios do amor cristão a praticar o bem, trabalhar pela salvação das pessoas e pelo avivamento da vida espiritual da igreja, conforme seus próprios dons e poderes. Tal atividade não fica limitada por restrições da Igreja Local ou da Associação.